Peça sacra descoberta pelo Lavras 24 Horas é restaurada e entregue ao IPHAN  

 

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN  receberá nesta quarta-feira, dia 18, o quadro “Verônica” e de autoria desconhecida, que pertence ao acervo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A peça foi totalmente restaurada (foto) com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural por uma empresa em Ouro Preto.

Quem revelou a existência da peça foi o jornalista e escritor Pedro Coimbra, um dos fundadores do Lavras 24 Horas, por meio de uma entrevista com  o músico William Daghlian, em 2009, que revelou ter ganhado a peça em 1968, sendo a mesma entregue ao Museu de Arte de São Paulo. Depois da revelação, O MASP devolveu a peça ao IPHAN, que decidiu restaurá-la. O quadro Verônica mede 120,0 x 59,2 cm, sendo datado do ano de 1756.

A cerimônia de entrega do quadro Verônica ao IPHAN em belo Horizonte acontecerá com a presença do promotor público do caso, Dr.Carlos Alberto Ribeiro Moreira, o pároco da Matriz de Sant’Ana, Pe. Cristiano Francisco de Assis, a servidora pública Clarice Maria Pacheco Gomes, e o gerente de cultura da Prefeitura de Lavras, Marcus Paullus.

Peça antes e depois de ser restaurada.

Não se sabe até o momento se o quadro permanecerá de posse do IPHAN ou será levado para o Museu de Arte Sacra (MAS) de São João del –Rei, como havia sido aventado pelo  promotor público  Dr. Carlos Alberto Ribeiro Moreira. Especula-se que há possibilidade de que a Igreja do Rosário passe por uma reforma através disponibilizados pelo  IPHAN, o que garantiria que a peça pudesse ser novamente trazida para Lavras com todo o aparato de segurança necessário.

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias