Parceria permite ampliação do programa de castração gratuita de animais em Lavras

 

 

O deputado estadual Noraldino Júnior (PSC) e a vereadora lavrense Daiana Garcia, a Daia Protetora (PHS), anunciaram nesta terça-feira, dia 19, a ampliação do programa de castração gratuita de cachorros e gatos a fim de evitar superpopulação de animais na cidade.

A iniciativa é um desdobramento do projeto oferecido pelo Castramóvel, veículo que percorre o município e a região para efetuar a castração dos animais de forma gratuita, idealizado pelo deputado estadual através da Organização Não Governamental (ONG) “Ajuda”, de Juiz de Fora. O trabalho é voltado também para a educação humanitária de alunos e professores nas escolas estaduais e municipais.

Nessa segunda fase, os recursos do Governo Federal para a castração gratuita dos animais foram obtidos através do deputado estadual. A perspectiva é que sejam castrados 600 animais até o final do ano no município.  As castrações serão efetuadas pelo médico veterinário Dr. Daniel Lacreta.

Os interessados em participar do programa serão acompanhados por uma assistencial social da Prefeitura Municipal, que avaliarão o perfil de cada morador. Maiores informações sobre podem ser obtidas pelo telefone 3826-6562.

Panorama

Noraldino Júnior destacou o trabalho e os valores desenvolvidos pela vereadora Daia Protetora no município. “Enquanto muitos políticos envergonham nosso país, ela vem demonstrando ser uma pessoa comprometida com sua causa e a sua cidade”, enfatizou.

O deputado falou também das dificuldades que os protetores de animais enfrentam ao assumirem cargos eletivos e da importância da população no apoio às suas ações. Ele afirmou que não existe saúde humana, sem saúde animal e ambiental.

O parlamentar falou sobre a importância do desenvolvimento de  políticas públicas preventivas voltadas para a população de animais de rua. “Lavras é hoje uma cidade de referência na proteção animal. É preciso que o poder público e a sociedade se mobilizem nesse sentido”. Para ele, parcerias como essa permitem uma melhoria da qualidade de vida dos animais, o barateamento de consultas médicas e a prevenção de epidemias.

O Dr. Daniel Lacreta afirmou que o programa vai beneficiar também o mapeamento de doenças nos animais domiciliados e errantes. Ele lembrou que Lavras já registrou seis casos positivos e três óbitos provocados pela Leishmaniose.

“Precisamos de leis municipais para criar um estatuto voltado para os animais. O Legislativo precisa andar junto com o Executivo nesse sentido”, analisou.

O Castramóvel atende Lavras e região. Agora o serviço será oferecido de forma contínua todos os meses. O único gasto da população será com a medicação do pós-operatório. Com a epidemia de Leishmaniose na cidade, essa é a forma mais eficaz de diminuir a população de animais”, encerrou Daia.

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias