Lavras,
22/09/2014 05:09
8, agosto 2010 - 0:00:00

Parada Gay deve atrair 20 mil pessoas a Poços de Caldas

08-08-2010 07:32:39

Jéssica Balbino/Jornal da Mantiqueira

“Por uma Poços de Caldas sem homofobia. Por mais cidadania”. É com este tema que o Movimento Gay de Poços de Caldas (MGPC) organiza a 5ª parada do orgulho LGBTTS na cidade.
O evento acontece no próximo dia 15 de agosto, mas é marcado por discussões e palestras desde a próxima quinta-feira (12), durante a Semana da Diversidade.
Conforme explica o vice-presidente da Oscip MGPC, Marcos França, há o objetivo de minimizar o preconceito contra os homossexuais por meio dos debates.
O evento é realizado com uma verba de R$ 20 mil do programa DST/Aids federal e a expectativa de público para este ano é de cerca de 20 mil pessoas durante a caminhada e festa no próximo domingo, com a participação de Léo Áquila, DiCésar (BBB 10), gogo boys, top’s deejays, etc.
“Vem muita gente das cidades vizinhas e isso enriquece bastante o nosso turismo, por isso, como no ano passado, vamos debater o turismo GLBT”, informa França.
A defesa e a promoção da cidadania para os homossexuais serão exaltadas durante os debates que compõem a programação e, segundo França, eles têm muita fundamentação para o Movimento.
Com temas como Orientação Sexual e Identidade de Gênero, Diversidade Sexual na Escola, Oficina de Sensibilização sobre a diversidade sexual na escola e oficina de Identidade Sexual, o evento pretende fortalecer a luta defendida pelo movimento, que é também pela criminalização da homofobia.
Dentro da programação, o evento contará com trio elétrico e a presença do ex-BBB Di César, além da participação de Léo Áquila.
A organização recebe também o apoio do programa municipal de DST/Aids, que terá um estande próximo da concentração e distribuirá preservativos. Para França, as pessoas já têm o hábito de frequentar este evento e muitas vão por curiosidade, para participar do show, que neste ano é considerado de grande porte. “O que é gratificante observarmos é que muita gente tem ido ao evento, que conquista, a cada edição, o público hétero, como crianças, mães e pais, idosos, enfim, a sociedade está se desvinculando do preconceito”, enfatiza.
“No entanto, outras pessoas também vão pela mobilização à causa e é incrível observar este encontro entre a população em geral e o público GLBT”, ressalta.

Programação dos debates

12/08 – Palestra: Orientação Sexual e
Identidade de Gênero – 19h
Local: Salão nobre do Sesc
13/08 – Palestra: Diversidade Sexual na Escola – 19h
Local: Espaço Cultural da Urca
14/08 – Oficina de Sensibilização:
Diversidade Sexual na Escola – 9h
Local: Salão nobre do Sesc
14/08 – Oficina: Identidade Sexual – 13h
Local: Rua Assis Figueiredo com rua Prefeito Chagas

5a Parada do Orgulho Gay

15/08 – Concentração no parque José Affonso Junqueira (atrás do Palace Hotel) a partir das 13h.
 
 
Evento deve trazer 20 mil pessoas em Poços