Padaria São Jorge encerrou suas atividades em Lavras

Um dos símbolos da zona norte de Lavras, a Padaria São Jorge, encerrou suas atividades no final do mês de agosto. Fundada pelo padeiro lavrense Joaquim Marcelino de Lima em 5 de março de 1919, ela era a padaria mais antiga em atividade de Minas Gerais. Este ano a empresa completou 98 anos.

A padaria era de propriedade do neto do fundador, Jorge Marcelino de Lima Junior, que administrava o espaço que fazia parte do imaginário de todos os lavrenses. A loja havia sido reinaugurada em 2010 após uma grande reforma. Além dos tradicionais pães franceses e americanos, a padaria oferecia tortas, salgadinhos e sequilhos.

Ela virou ponto de encontro de alunos do Instituto Presbiteriano Gammon ao longo das últimas décadas. Uma das iguarias da casa era o tradicional sorvete a base de frutas naturais produzido pela família.

O estabelecimento também mantinha a receita de pão americano herdada pela família de Samuel Gammon. Eles trouxeram a receita no final do século XIX para o Brasil, sendo repassada para Joaquim Marcelino de Lima. Com o encerramento de suas atividades, uma página importante da história do comércio varejista lavrense também termina.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias