Obra de arte devolvida para a cidade de Lavras é destaque na mídia

O site o Instituto do Patrimônio Hisórico e Artístico Nacional (IPHAN)  e o Jornal Estado de Minas destacaram  a devolução do quadro intitulado “Verônica”, datado do século XVIII para a cidade de Lavras.

O obra atribuída à  Joaquim José da Natividade,  um importante pintor e decorador brasileiro, nascido em São João Del Rei (MG), responsável pela ornamentação de várias igrejas de Minas Gerais entre os séculos XVIII e XIX . A entrega foi feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na sede da superintendência de Minas Gerais, em Belo Horizonte para a Prefeitura de Lavras e aos responsáveis pela Igreja Nossa Senhora do Rosário, igreja matriz da cidade que abrigava o quadro antes do seu desaparecimento.

Em 2009, o Iphan recebeu a notificação do Conselho do Patrimônio Histórico de Lavras que o Verônica estava desaparecido. Até o ano de 1958, ele pertencia à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, tombada pelo Iphan dez anos antes, e posteriormente foi doado ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Por meio de pesquisas, soube-se que o autor da doação foi o músico Willian Daghion, que retirou o quadro da igreja quando a mesma passava por uma reforma. O fato foi descoberto pelo Jornalista Pedro Coimbra e divulgado pelo Lavras 24h em Novembro de 2009, como é possível acompanhar em 

Leia mais em:

Peça sacra da Igreja do Rosário descoberta pelo Lavras 24 Horas voltará para região

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias