Mostra de Cinema de Tiradentes anuncia seus curtas

08/01/2016
Programa. “Bili com Limão Verde na Mão”, de Rafael Conde, é um dos selecionados

A 19ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes divulgou sua programação de curtas-metragens. O evento exibirá 81 filmes de curta duração, vindos de 12 Estados do país e divididos em nove seções temáticas. A edição 2016 da Mostra acontece entre os dias 22 e 30 de janeiro, com exibições gratuitas nos três espaços instalados para o evento: Cine BNDES na Praça (largo das Fôrras), Cine-Tenda (largo da Rodoviária) e Cine-Teatro (Centro Cultural Yves Alves).

Os curtas foram selecionados pelos curadores Cléber Eduardo, Francis Vogner e Pedro Maciel Guimarães, que analisaram centenas de inscritos para chegar à lista final. Há títulos do Ceará (1), Distrito Federal (1), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (25), Paraíba (2), Pernambuco (4), Rio de Janeiro (13), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (2) e São Paulo (27). As seções nas quais os filmes vão ser exibidos são a Mostra Foco (9 curtas), a ser avaliada pelo júri da crítica; Panorama (19 curtas), Dissonâncias (4); Espaços em Conflito (7); Praça (12); Cena Mineira (5); Cena Regional (13); Formação (8) e Mostrinha (4).

Uma das novidades deste ano é a Mostra Espaços em Conflitos, que se relaciona diretamente com o tema central da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes e apresenta filmes que problematizam as relações de embate na sociedade brasileira atual. “São filmes que parecem reagir, temática e formalmente, a uma dinâmica de contemporaneidade cercada de brutalidades e crises de toda ordem, sempre com contundência”, diz Francis Vogner.

Fonte: O Tempo