Morre o escritor Trigueirinho, um dos maiores filósofos espiritualistas do país

O eminente espiritualista brasileiro José Trigueirinho Netto morreu neste sábado, 15, aos 87 anos, em Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas. O filósofo deixa uma obra densa, com 81 livros publicados, artigos e 2.000 palestras gravadas. Parte desse material começa a ser lançada em inglês, espanhol e alemão. Recentemente, o líder espiritual se dedicava ainda à produção para o YouTube, abrindo um canal virtual de contato com seu público fiel.

Seus ideais de harmonia e fraternidade se materializaram nas comunidades que ajudou a fundar. Entre elas se destacam a Federação Humanitária Nacional, a Ordem Graça Misericórdia e a Comunidade-Luz Figueira. Em todas elas, Trigueirinho inspirava pessoas a se abrirem a uma nova consciência. Os adeptos cercavam o filósofo em conferências e lançamentos de livros. Trigueirinho também teve papel importante no movimento brasileiro Cinema Novo como diretor do filme “Baía de Todos os Santos”, de 1960.

Em 2008, ele passou a escrever semanalmente na editoria de Opinião de O TEMPO. Suas colunas mostravam preocupação com temas como o autoconhecimento e relação com o universo. Para o editor de Opinião, Victor Almeida, o escritor agradava leitores que buscam conhecer essas questões. “Trigueirinho começou a explorar assuntos voltados à religião e à espiritualidade e era muito bem aceito”, afirma.

Membros da Comunidade-Luz figueira prestaram homenagens ao instrutor espiritual. “Hoje, filho, contempla no Universo um céu mais brilhante, porque uma luz retornou para a sua origem, de onde seguirá impulsionando o projeto humano, porque sua entrega é eterna”, diz o comunicado publicado no site do autor.

Para a comunidade, os ensinamentos de Trigueirinho devem estar vivos em suas atitudes diárias. “Iniciamos um novo ciclo e um novo tempo. É tempo de tornar vivo, através de nossas ações, todo o ensinamento oferecido”, destacou a Federação Humanitária Nacional.

O corpo de Trigueirinho será cremado e suas cinzas serão expostas em uma cerimônia que se dará neste domingo, 16, a partir das 12h, na Comunidade-Luz Figueira, em Carmo da Cachoeira. A entrada será pelo Km 717 da Rodovia Fernão Dias, sentido Belo Horizonte-São Paulo.

Web reúne mais de 2.000 palestras

Toda a obra de Trigueirinho não tem finalidade lucrativa e pode ser acessada gratuitamente nos endereços: comunidadefigueira.org.br e irdin.org.br, onde estão disponíveis mais de 2.000 palestras gravadas. O conteúdo é composto por áudios e vídeos.

Entre os principais temas tratados nas conferências, estão a grande transformação por que passam o ser humano terrestre e o planeta, bem como o significado das mudanças. Algumas palestras estão disponíveis com tradução simultânea para o inglês e para o alemão. As reflexões de Trigueirinho também estão em seu canal no YouTube.

~O Tempo

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias