Minas tem 100 cidades em situação de emergência devido à seca ou à estiagem

13/09/2018

A falta de água vai se tornando um risco cada vez mais eminente em vários municípios mineiros. Segundo a Defesa Civil, cem municípios mineiros já decretaram situação de emergência neste ano, sendo 78 devido à estiagem e 22 por causa da seca. Outros já anunciaram que enfrentam dificuldades com o baixo nível de seus reservatórios.

Em Uberlândia, segunda cidade mais populosa de Minas, no Triângulo Mineiro, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) emitiu alerta nessa quarta-feira (12) devido à queda no nível das represas que abastecem a cidade. De acordo com o órgão, se a população não continuar reduzindo o consumo, será necessário adotar o racionamento.

Os moradores, por sua vez têm colaborado para evitar ficar sem água. “Em média, Uberlândia registrou consumo de 237 litros por dia/pessoa em agosto, enquanto no mês anterior foi de 252 litros por dia/pessoa, 15 litros a menos”, esclareceu o Departamento de Água.

Alerta sobre a estiagem também foi feito no município de Formiga nessa quarta pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O órgão é outro a falar em “racionamento”, caso o consumo não sofra redução.

 

*Itatiaia

Você também pode gostar