Minas: Com 80 casos, Cambuquira decreta epidemia de dengue no município

21 de janeiro de 2015
Cambuquira vive epidemia de dengue no município (Foto: Reprodução EPTV)

Cambuquira vive epidemia de dengue no município (Foto: Reprodução EPTV)

 

Com 80 casos de dengue confirmados e 322 notificações em Cambuquira (MG), o município decretou que a cidade enfrenta uma epidemia da doença. Tanto que o município já sancionou uma lei que multa em até R$ 3 mil quem mantiver criadouros do mosquito. Uma força-tarefa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) está na cidade para tentar acabar com os focos da doença.

Desde a última semana, agentes de endemias vão de casa em casa para combater os focos do mosquito e recolher as larvas, mas, neste semana foi necessário o apoio de mais sete profissionais, que foram enviados pela SES.

O bairro onde há maior concentração do mosquito é o Regina Coelli. Dos 80 casos confirmados na cidade, 20 foram descobertos no local, por isso, a atenção da força-tarefa de combate está voltada para as casas da região.

“As visitas são feitas nas casas e vamos uma por uma, porque a maior incidência dos casos e focos estão na casas”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde, Regina de Fátima Lopes.

A população está com medo. O metalúrgico Idelfonso Silva Lemes contou sobre os dias que passou mal com a doença. “Eu sofri durante 16 dias e achei que não fosse aguentar, agora sei da importância do combate ao mosquito e aos focos”, disse ele.

As visitas nos imóveis devem acontecer até o próximo dia 30 de janeiro. Cada um dos 15 agentes de combate à dengue vão visitar 30 casas por dia. Eles pretendem entrar nos mais de 6,8 mil imóveis da cidade. “Nosso objetivo é acabar com a dengue na cidade”, completou Regina.