Milhares de devotos participam de festa em Nazareno

11/09/2018

 

 

A intensa movimentação na manhã de sexta-feira, 08, já demonstrava o clima festivo na cidade de Nazareno. Com mais de 80 romarias, o dia maior do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré mostrou a fé e devoção do povo para com Maria, a Mãe de Jesus. Missas, atendimento de confissões e procissão marcaram a programação do dia.

Com filas numerosas, foram muitos os fiéis que passaram pelo Santuário para fazer pedidos ou agradecimentos pela intercessão da Virgem Maria. Eram fiéis que aglomeravam para beijar a imagem como ato de veneração. “O envolvimento da população começou em julho, desde as visitas da imagem nas comunidades. O jubileu este ano superou as expectativas. Foi um momento bom, de protagonismo do leigo, com reflexivas pregações”, explica o pároco, padre Rondineli Cristino.

Em meio a festa, um motivo ainda maior para ser celebrado: os 160 anos de fundação da Confraria de Nossa Senhora de Nazaré, irmandade esta que ajuda na divulgação de assuntos relacionados à paróquia e contribui na parte administrativa e financeira. São leigos que prestam diversos serviços à paróquia, prestando um trabalho de evangelização. “São comemorações assim que percebemos a importância deste trabalho na comunidade”, conclui o padre.

Na parte da tarde, uma grande demonstração de fé tomou conta da população. Percorrendo as ruas da cidade, milhares de fiéis saíram em procissão, juntamente com o andor de Nossa Senhora. No trajeto, enfeites, cantigas marianas e fogos manifestavam a fé nazarenense.

Logo após o cortejo, todos se dirigiram ao palco lateral, devidamente estruturado e ornamentado para a celebração da Santa Missa Festiva. Durante a cerimônia o celebrante, padre José Raimundo, refletiu o papel de Maria como mãe, escolhida por Deus e aclamada pelo povo. o sacerdote falou ainda sobre a figura do leigo, que foi destaque na temática da festa deste ano, “Maria de Nazaré, a Primeira Discípula, é modelo para os Leigos de serviço ao Reino de Deus”, em sintonia com o Ano Nacional do Laicato.

O Jubileu em Nazareno se encerra nesta segunda-feira, 10, com procissão em honra a Santo Antônio.

Fonte: Lucas Silveira/Dedicon

Você também pode gostar