Lavras: Circuito Ferroviário desenvolve estudo para a volta do famoso trem romeiro

O trem romeiro já circulou aqui pelas linhas do sul de Minas e levava os romeiros até Aparecida. Como sabemos, são milhares de romeiros a visitar Aparecida do Norte todos os anos, todos por motivos religiosos e essa movimentação de pessoas nas romarias criou o assim chamado de turismo religioso.

O turismo religioso é muito forte pelo mundo inteiro e pesquisas como a mais recente feita pela universidade de São Paulo, mostram que perto de 15 milhões de brasileiros se interessam fortemente por destinos religiosos.

Outra pesquisa, agora do Ministério do Turismo, aponta que aproximadamente 17,7 milhões de brasileiros saíram em viagem pelo país afora movidos pela fé. Destes brasileiros, 7,7 milhões permanecem nos locais visitados por pelo menos uma noite gerando receitas para as cidades visitadas. Mas não fica por ai, pois no mundo todo, segundo entidades internacionais ligadas ao setor, são mais de 300 milhões de pessoas que viajam todos os anos movidos pelos turismo religioso.

Em Aparecida, os números mostram que a cidade, conhecida como o coração católico do Brasil, recebe anualmente mais de sete milhões de peregrinos. Um número razoável que justifica a recriação do trem dos romeiros que certamente cairá na graça dos romeiros principalmente aqueles que chegam a Aparecida via Minas Gerais.

Pensando nisso, o CFVV- Circuito ferroviário Vale Verde que sabe da importância do turismo religioso, há dois anos vem estudando com seus técnicos, engenheiros e membros da associação, em parceria com outras Ong’s e associações, como é o caso da ABPF de Cruzeiro em São Paulo, nossa grande parceira nesse projeto e na provavelmente na operação desse trem romeiro. O objetivo do estudo e das parcerias, é para recriar esse importante caminho ferroviário com a volta do TREM ROMEIRO. Portanto, tendo em vista o sucesso garantido do trem romeiro, o CFVV buscará apoio do Governo estadual, através das Secretarias estaduais de Turismo e de Cultura, com o propósito de desenvolver esse projeto em parceria.

O trem sairia de Lavras na estação Costa Pinto, passaria por Carmo da Cachoeira, Três corações, e então seguiria até Soledade de Minas, passando por São Lourenço, Passa Quatro e chega até Cruzeiro onde a bitola ainda é métrica, sendo a linha de Aparecida pertencente a EFCB – Estrada de Fero central do Brasil e, portanto, de Bitola Larga. O trecho entre Três corações e Soledade de Minas, também foi vítima de pilhagem e teve os trilhos totalmente roubados. Esse trecho de ferrovia precisaria do investimento do governo federal, para recompor os trilhos e religar novamente as cidades, assim permitiria a passagem do trem que ligaria novamente o Lavras até Aparecida do Norte, recriando novamente o famoso trem romeiro. Deus nos ajude a vencer essa batalha, porque depois que o trem turístico expresso do rei circular pela primeira vez, nós chegaremos se Deus quiser até Aparecida do Norte.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias