Inscrições na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas terminam nesta terça

31 de março de 2015

Computação-para-ensinar-matemática

 

Termina neta terça-feira (31/3) o período de inscrição para a 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Para que os estudantes possam participar, os diretores das escolas devem realizar o procedimento pela internet, no site da competição, a partir do preenchimento da ficha de inscrição. Na edição do ano passado, a Obmep contou com a participação de mais de 18 milhões de estudantes. São três níveis de participação (nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3: alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio), com provas em duas fases.

Para a primeira fase da Obmep, cada escola indicará na ficha de inscrição apenas o número total de seus alunos inscritos em cada nível. Não há inscrição individual de alunos. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 02 de junho. Entre os dias 12 de agosto e 11 de setembro, as escolas devem indicar, na página da Obmep, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase. A aplicação das provas da 2ª etapa será no dia 12 do mesmo mês.

A divulgação dos premiados da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está marcada para o dia 27 de novembro de 2015. A 11ª OBMEP premiará 6.500 alunos com medalhas (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze) e cerca de 46.200 com menções honrosas. No site www.obmep.org.br, além de informações sobre os programas oferecidos pela Olimpíada, alunos, pais de alunos e professores encontram materiais didáticos como bancos de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores.

Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática pura e Aplicada (Impa) voltada para o Ensino Fundamental e Médio. Promovida com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A Obmep foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Atualmente, a OBMEP mobiliza mais de 18 milhões de alunos de, aproximadamente, 47 mil escolas (localizadas em mais de 99% dos municípios).

Minas se destaca

Na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Minas Gerais ocupou, pela oitava vez consecutiva, o primeiro lugar no ranking de medalhas da competição, tanto no número total, quanto no número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Olimpíada foram 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze, totalizando 1.646 medalhas conquistas na última edição realizada.