Idoso de Lavras perde R$5.582.56 em golpe na internet

02/12/2017

No dia  30 de novembro, às 14h51m, a vítima, 65 anos, procurou o posto policial informando que havia acessado o site de um banco do qual é cliente, sendo que ao abrir a página, apareceu uma mensagem pedindo que o mesmo efetuasse uma atualização com seus dados pessoais.

Após feito o procedimento, foi verificar seu saldo e percebeu que sua conta havia sido movimentada e que a quantia de R$5.582.56.

Ao fazer contato com o gerente do banco, a vítima foi informada que a pessoa responsável pela retirada em sua conta seria do Estado do Maranhão.

Foi registrada a ocorrência para as medidas pertinentes.

A internet vive um momento onde qualquer descuido pode ser fatal, a segurança de seus dados está em jogo. Muitos dos golpes aplicados na Internet podem ser considerados crimes contra o patrimônio, tipificados como estelionato.

Em se tratando de golpes sobre páginas de bancos, os autores costumam duplicar o site original se passando por este, e assim que a pessoa faz o login, as informações são guardadas no banco de dados e direcionado para o site original. Na primeira vista você sequer reconheceu o que aconteceu, como depois de redirecionado pensa que está no site original faz o login novamente, mas os hackers já estão com suas informações guardadas.

Portanto, tome cuidado em sempre ver se a URL onde estão fazendo a identificação de usuário seja a URL válida que sempre acessa, lembre-se também de que sites de instituições financeiras sempre usam SSL, o famoso cadeado nos navegadores, geralmente identificados pela cor verde.

Pesquise e leia mais sobre o tema. Previna-se!

Autor: ACO/8BPM

Você também pode gostar