Homem é preso por deixar cães passar fome em Lavras

Cães estavam presos e sem comida . Foto: 6ª Cia Mat
Cães estavam presos e sem comida .
Foto: 6ª Cia Mat

Muita gente pensa que pode maltratar animais, que ninguém irá denunciar, ou que a Polícia não irá fazer nada. Mas não é bem isso que está ocorrendo em nossa cidade, já que a Polícia Militar de Meio Ambiente recebe dezenas de denúncias e apura os casos, trazendo punição para aqueles que infringem a lei 9.605/98, artigo 32, de Maus Tratos a Animais.

Como exemplo disso na tarde dessa quinta-feira (05), no bairro Serra Verde em Lavras, um homem de 46 anos foi preso em flagrante pelo crime de maus tratos a animais.

Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente (6ª Cia Mat), após diversas denúncias de que na BR 265, próximo à entrada da Serrinha, havia alguns cães sem qualquer tipo de alimentação e água há aproximadamente 2 semanas, os militares então se deslocaram para o local.

Ao chegar no lugar da denúncia que é nos fundos de um estabelecimento comercial, os policiais se depararam com uma triste situação: dois cães machos e muito magros, sem raça definida , estavam presos em uma varanda onde havia apenas água e nenhuma comida, havia também muitas fezes esparramadas pelo local. Os animais ao verem os policiais no começo ficaram com medo, mas como se percebessem a intenção dos militares, logo retribuíram com carinho o salvamento.

Cães são resgatados pela Polícia de Meio Ambiente. Foto: 6ª Cia Mat
Cães são resgatados pela Polícia de Meio Ambiente.
Foto: 6ª Cia Mat

Eles foram recolhidos e encaminhados para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde receberam os primeiros cuidados e avaliação dos médicos veterinários que constataram a situação de maus tratos. Após o tratamento, os cães serão encaminhados para o Parque Francisco de Assis.

Os policiais localizaram o dono dos animais que disse aos militares que não estava tratando dos cães por causa de uma cirurgia que ele havia feito no último dia 27 de janeiro, mas que teria pedido para que vizinhos olhassem os cães. Ele foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Lavras.

Animais estavam acuados e muito magros Foto: 6ª Cia Mat
Animais estavam acuados e muito magros
Foto: 6ª Cia Mat

Segundo o artigo 32 da Lei 9.605/98 “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”

Não seja cúmplice dos maus tratos a animais denuncie ligue: 3829-2100 ou 190.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias