Flautista Alexandre Braga e pianista Elvira Gomes farão recital em Lavras | Lavras24horas notícias em tempo real

Flautista Alexandre Braga e pianista Elvira Gomes farão recital em Lavras

14/05/2018
Recital e lançamento do CD “Alexandre Braga – Recital” (Foto: Divulgação )
@lavras24horas
@lavras24horas
@lavras24horas
(35)9 9125.1471

 

 

O Centro Cultural Edgar Willems receberá no próximo domingo, dia 20, a partir das 17h, os músicos varginhenses Alexandre Braga, flauta e Elvira Gomes , piano, para um recital de lançamento de um CD, que, entre outras coisas, resgata peças raras do final do século XIX.

Em entrevista ao Lavras 24 Horas, o flautista membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, afirmou que o CD, intitulado “Recital”, serviu para revisitar algumas das obras de compositores paraenses do Ciclo da Borracha que executava quando estudava no Conservatório Estadual de Varginha. A obra tem participações da pianista Elvira Gomes e violinista Martha Pacifico.

“São peças compostas durante o período da música de salão. Trata-se de uma música leve, alegre e de excelente qualidade. Há também uma peça de música barroca e três árias da Flauta Mágica de Mozart. Ficou um repertório coeso, que buscou resgatar um período importante que estava esquecido” , disse.

Alexandre Braga disse que gosta de interior do país, principalmente no Sul de Minas, a região em que nasceu. “A música erudita aqui é muito valorizada. O interior pode criar núcleos, pessoas que levam a bandeira da música erudita, como as professoras Silvia Pfeiffer e a Eldah Regina Drummond. A música erudita sempre vai ter público. Isso em face de uma ilha em que se transformou.

Ele lembrou os 10 anos de criação da Sala Minas Gerais e da Orquestra  Filarmônica de Minas Gerais. “Estamos vivendo uma grande crise no setor cultural. Vivemos uma ilha que prima pela excelência. É um grande prazer para quem toca e para quem ouve. E um projeto bem sucedido dentro do Estado e que poderia servir de modelo para outros Estados brasileiros”, finalizou.

Alexandre Braga 

Alexandre Braga é membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde sua fundação. Ele iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Varginha, sua cidade natal, onde foi aluno da professora Leonilda Silva. Graduou-se em Flauta pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na classe do professor Artur Andrés. Venceu concursos jovens solistas com as orquestras Sinfônica da Bahia, Sinfônica UFMG e Orquestra Ouro Preto. Foi durante sete anos flautista da Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra Ouro Preto. Alexandre se apresenta regularmente em recitais de música de câmara, seja em duo com piano, violão ou com o Trio Serenata Concertante de flauta, viola e violão.

Elvira Gomes 

Iniciou seus estudos de Piano, em Varginha, MG, com a professora  Adrienne Diniz Valim. Graduou-se na Academia de Música Lorenzo Fernandez do Rio de Janeiro. Estudou com Berenice Menegale na Fundação de Educação Artística em BH. Participou do Festival Internacional de Música de Curitiba, de 1966 a 1970, com o Pianista Fernando Lopes. E de Master Classes com os Pianistas Flávio Augusto e Luís Henrique Senise. Organizou quatro Concursos Nacionais de Piano Lorenzo Fernandez em Varginha. Foi Professora de piano, teoria musical e história da música na Academia de Musica Lorenzo Fernandez, sucursal de Varginha, atuando também como Diretora. No Conservatório Estadual de Varginha, foi professora de piano e pianista correpetidora até 2011, ao se aposentar. Pianista idealizadora das Quintas Artísticas do Theatro Capitólio, atuando como recitalista e  correpetidora de grandes cantores e instrumentistas.