Exclusivo: Punhal da imagem de Nossa Senhora das Dores é furtado em Lavras   

 

Um crime sem precedentes lesou o patrimônio histórico, cultural e religioso lavrense: o furto do punhal da imagem de Nossa Senhora das Dores. A imagem é um dos destaques do acervo da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade.

O punhal ficava cravado no peito da imagem quase centenária de Nossa Senhora, que fica em um dos altares laterais da igreja. A imagem sempre participou de diversas procissões na Semana Santa no município, mas permanecia no local há dois anos, pois a Paróquia de Sant’Ana  havia adquirido outra peça para ser usada nessa ocasiões.

Segundo a reportagem do site apurou, a falta do punhal foi notada nesta terça-feira, dia 20, por um vigia da Igreja do Rosário. Ele notou também que a imagem se encontrava um pouco torta na ocasião. O altar é de difícil acesso, sendo que existe uma entrada atrás do mesmo.

O Conselho do Patrimônio Histórico de Lavras acionou a Polícia Militar e Polícia Civil para os procedimentos de praxe. Um Boletim de Ocorrência foi registrado.

O crime deverá ser investigado pela Polícia Federal, pois se trata de um furto contra o patrimônio público. A aquisição e comercialização de qualquer peça sacra tombada corresponde a um crime federal. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) também deverá ser informado sobre o furto da peça.

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias