Estudantes ocupam campus da Ufla e professores podem decretar greve no dia 9

 

Estudantes da Universidade Federal de Lavras (Ufla) ocuparam na tarde de hoje o campus da instituição. O ato faz parte de uma série de atividades que discutem os impactos a serem causados pela PEC 241, do Governo Federal, na UFLA. Os universitários decidiram passar a noite no local e realizam uma assembleia na próxima quarta-feira, dia 26, para discutir uma possível greve.

A PEC 241 estabelece que as despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior. Pela proposta, a regra valerá pelos próximos 20 anos, mas, a partir do décimo ano, o presidente da República poderá propor uma nova base de cálculo ao Congresso. Inicialmente, a Proposta de Emenda à Constituição estabelecia que os investimentos em saúde e em educação deveriam seguir as mesmas regras. Diante da repercussão negativa e da pressão de parlamentares aliados, o Palácio do Planalto decidiu que essas duas áreas deverão obedecer ao limite somente em 2018.

Na manhã de hoje (24), o Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Lavras (Sindufla) anunciou o estado de greve na instituição. Uma assembleia geral extraordinária promovida pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Lavras (ADUFLA), realizada na manhã de hoje, decidiu pela votação do indicativo de greve ou estado de greve geral a ser votada no próximo dia 9. A decisão estará baseada na diretiva proposta pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), que se reunirá um dia antes. A categoria também apoia as mobilizações contra a PEC 241.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias