Estação Costa Pinto será revitalizada e abrigará mostra Cine Sesc

16 de maio de 2017
Espaço passará a ter mostra de cinema e ganha desfile de moda.

 

Um dos marcos arquitetônicos do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal, a Estação Costa Pinto, começará a ser revitalizada na próxima semana.   A iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido pelo Circuito Ferroviário Vale Verde (CFVV) e visa reaproveitar o espaço para atrair visitantes e fomentar a cultura na cidade.

Segundo o presidente da entidade, César Mori, o prédio receberá nova pintura e capina. A proposta é trazer de volta as cores originais da estação, a exemplo do que aconteceu na estação ferroviária de Carmo da Cachoeira, que abriga hoje em museu ferroviário. A estação  ganhará tons em amarelo, azul piscina e vermelho bordo.

A revitalização pretende implantar bancos de pedra em seu entorno, bem como a colocação de cascalho no estacionamento. Todo o trabalho será desenvolvido pelos presos do Presídio de Lavras através da parceria firmada entre a CFVV e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).

Para alavancar a proposta, o CFVV fechou uma parceria com a iniciativa privada através de patrocínio com empresas lavrenses Master Empório das Tintas, revendedora Sherwin Williams, e loja de moda infantil Pititico.

A exemplo do que aconteceu na cidade de Carmo da Cachoeira, espaço receberá suas cores originais.

Para selar esse momento, a estação Costa Pinto também passará a abrigar a mostra de filmes Cine Sesc, projeto do Serviço Social do Comércio (Sesc), que exibe filmes em ciclos temáticos, simultaneamente em 24 unidades em diversas regiões do Estado. Sucesso em Lavras, a mostra passará a funcionar no espaço ferroviário.

As obras cinematográficas são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.

Para a empresária Rackel Possato, da loja Pititico, a cidade se encontra muito carente de um local para eventos em prol da sociedade. “Revitalizar a estação Costa Pinto é algo de grande importância porque contaremos com um espaço bem localizado e amplo para eventos de diversos formatos. Meus sinceros agradecimentos a todos envolvidos que não mediram esforços para realização desse projeto”. Ela anunciou a realização do Desfile Aquarela de Inverno no espaço com a apresentação da peça Os Três Porquinhos e o Lobo.

“Investir em arte e cultura é tão importante como dar mais cores na vida das pessoas. Por esse motivo, nós apostamos nesse projeto”, disseram os empresários Bruno Laurente Carvalho e Juliano Godinho da Master Empório das Tintas.