Escritor mineiro lança livro infantil essa semana em Lavras

3 de dezembro de 2017
Natural de Araxá, Domingos Antunes Guimarães estará na cidade nos dias 8 e 9 para sessão de autógrafos.

O escritor mineiro Domingos Antunes Guimarães estará em Lavras na sexta-feira e no sábado, respectivamente nos dias 8 e 9, para o lançamento do seu livro Liporema Meropil: a floresta de alfabeto e o sumiço das vogais. Fazendo uso dos lipogramas (escrita reduzida), o autor propõe um livro que não usa cada uma das vogais em seu novo trabalho.

A obra narra a história de um duende apaixonado pelas letras e suas curiosidades, como lipogramas, palíndromos e o próprio alfabeto. Um dia ele teve um sonho bastante maluco. Sonhou que estava perdido em uma floresta de alfabeto com todas as letras se movimentando ao seu redor. De repente, ele percebeu algo estranho: a vogal A desapareceu. E, por mais que ele tentasse não conseguiu encontrá-la. E nessa fantástica viagem, Liporema Meropil passa por situações diversas e inusitadas. Ao final, consegue compreender a mensagem deixada por aquele sonho maluco e cheio de aventuras.

O primeiro livro do autor, Conceitos e Conclusões (livro todo escrito sem a letra A), voltado para o público adulto, serviu de mote para essa nova aventura pelo universo infantil. Liporema Meropil: Na Floresta de Alfabeto e o Sumiço das Vogais tem o apoio cultural da CBMM e do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá. As ilustrações do livro são de autoria de Wagner Matias Andrade. Em 100 dias após o seu lançamento, a obra já vendeu 3.500 exemplares.

Obra narra aventura de duende apaixonado pelas letras e suas curiosidades, como lipogramas, palíndromos e o próprio alfabeto.

“Ao participar com meu primeiro livro no FLIPOÇOS de Caldas, percebi que algumas crianças adquiriram meu livro pela curiosidade da falta do A. Então pensei em escrever algo dentro da mesma linha. Em Liporema Meropil : a floresta de alfabeto e o sumiço das vogais eu escrevo cinco páginas sem cada uma das vogais”, disse o autor.

O lançamento do livro acontecerá na Livraria Crepaldi (Rua Santana, 48). Na sexta-feira, dia 8, a sessão de autógrafos acontece entre 8h e 18h. No sábado, dia 9, de 8h ao 12h. Domingos Antunes Guimarães é escritor e jornalista.

“Em Lavras é a sensação de estar em uma cidade onde a leitura parece ser muito executada o que é muito importante para nós que escrevemos. Na verdade estivemos na Livraria Crepaldi em rápida passagem e a acolhida que tivemos ali pela Neli e sua equipe foi o grande diferencial para marcarmos esse retorno com mais tempo para conversar com leitores de forma geral. Pois esse contato direto faz uma grande diferença em nosso trabalho. O calor humano reforça e revigora nossas energias”, afirmou Domingos Antunes Guimarães.