Engenheiro de software da Google, fala aos alunos da Puc Minas Arcos

24 de agosto de 2009

O auditório da Puc Minas Arcos ficou lotado para acompanhar a palestra de Torsten Nelson, engenheiro de software da Google. O engenheiro esteve no campus de Arcos, neste sábado (22), as 9 Horas, onde falou um pouco sobre a empresa e as perspectivas de crescimento da comunicação em rede no mundo. 

O tema apresentado foi a Computação Nas Nuvens, que trata da criação de um sistema de comunicação sem fronteiras, onde será possível promover, ainda mais a inclusão, visto que irá facilitar o acesso a informação de todas as partes do mundo de forma mais acessível. Para Torsten, o novo modelo já existe, porém a Google está desenvolvendo novas possibilidades do sistema. 

A partir de agora, todos os programadores poderão desenvolver seus softwers e hospedá-los nos servidores da Google. Assim, os usuários não terão mais a necessidade de instalar os programas em seu computador, irão roda-los através de um Browser, navegador. Isto vai possibilitar que os computadores fiquem cada vez mais baratos e simples, além de facilitar o uso dos programas através dos celulares. Segundo ele todos os dados serão armazenados nos servidores da Google, espalhados pelo mundo. O usuário poderá acessar seus documentos de qualquer lugar, onde tenha acesso à internet. 

Esta é a computação nas nuvens, como é chamada pelos especialistas, que a consideram como uma nova era da computação.

Fonte: Portal Arcos 2009