Encontro de Corais é atração do 2º Festival Floradas dos Ipês neste final de semana

 

A segunda edição do Festival Floradas dos Ipês abriu sua temporada ontem, dia 25, em Lavras, com um concerto de câmara na Igreja do Rosário. Formado pela lavrense soprano Elisabeth Mendonça, Maria Amélia Viegas (espineta) e Salomé Viegas (flauta transversal), o Trio Áurea Música abre a série de eventos que acontecerão nos próximos meses na cidade.

Hoje haverá um Encontro de Corais a partir das 19h, na Igreja do Rosário, e amanhã, a partir das 10h, o mesmo evento acontece na Praça Dr. Augusto Silva a partir das 10h. O evento é promovido pela Associação para Promoção de Arte e Cultura (APROAC).

De acordo com a idealizadora do projeto, Elisabeth Mendonça, a proposta vista resgatar expressão cunhada por Jorge Duarte em um poema de sua autoria: “Lavras, terra dos ipês e das escolas”. A ausência da árvore-símbolo da cidade dá nome ao festival.

“Em virtude de uma contínua e acelerada expansão urbana, já que cada vez mais se multiplicam os novos bairros (loteamentos) na cidade, as matas nativas de Lavras e com elas os seus ipês dentre várias outras espécies da flora e da fauna, tem-se mostrado cada vez menos frequentes em seu cenário paisagístico. Por isso queremos promover uma mobilização com ações em prol da preservação dessa árvore que é tão rica de características naturais e em sua beleza que a todos encanta”, afirmou Elisabeth Mendonça.

No ano passado, Festival Floradas dos Ipês promoveu três eventos: em junho o “Concerto de Harpa” (pela primeira vez na cidade), em agosto Trio “Madeiras Sem Lei” e em setembro a “Orquestra Família Barros”. Na oportunidade foram apenas eventos fechados, com cobrança de ingressos.

Como acontece com a florada dos ipês, o projeto acontecerá em quatro etapas (séries) identificadas pelos nomes dos ipês de cada período, distribuindo eventos de acordo com suas características. Eles acontecerão, sobretudo, nos pontos turísticos da cidade, visando atrair sempre o olhar crítico da população para a sua história de forma despertar-lhe a consciência na importância de sua preservação.

A grande maioria dos eventos será oferecida de forma gratuita e estará aberta à população interessada, mas alguns eventos poderão ser fechados, com cobrança de ingressos, visando dar suporte à APROAC na sua obstinada empreitada de promover o acesso da população aos bens culturais da cidade, já que é uma instituição sem fins lucrativos e que sobrevive através de donativos de seus contribuintes, e para que assim ela figure definitivamente no cenário cultural de Lavras.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias