Empresário lavrense constrói a própria lancha para realizar sonho de infância

Construir o próprio barco para pode viver aventuras e desbravar lugares desconhecidos. O sonho de infância do empresário lavrense Carlos Alberto Freitas de Mesquita, sócio proprietário da Minerva Vida Corretora de Seguros, virou realidade.

Para realizar a façanha, “Galo”, como é popularmente conhecido,  comprou um projeto de construção da lancha nos Estado Unidos com nota fiscal para poder registrar a mesma na Marinha Brasileira.  “Era um sonho de criança construir esse barco. Comprar até mais fácil, mas eu queria construir o meu próprio barco”. A força de vontade e determinação foram fundamentais na empreitada.

Para adaptar o tamanho do barco à garagem de sua residência, Carlos Mesquita optou pelo modelo Runabout, uma lancha de 12 pés criado em 1957, ano de nascimento do próprio empresário.  O “Carijóbout”, como a lancha foi batizada, faz menção ao apelido dado por sua avó a ele na infância.

A construção do barco levou cinco anos para ser finalizada e foi iniciada no dia 10 de janeiro de 2013 e terminada no ano passado. O feito marcou os seus 60 anos de vida. O empresário dedicava os finais de semana, feriados e tempos livres da sua agenda para cuidar de cada detalhe do projeto.

“Eu aprendi a fazer fibra de vidro e muitas outras coisas. A única coisa da construção que precisou ser realizada por um profissional foi a pintura. Todo o material utilizado na construção pode ser encontrado no mercado nacional”, disse.

Carlos Mesquita contou com a sorte para conseguir uma tinta que precisava para o barco, o que era difícil de conseguir, mas a boa vontade de um amigo mineiro o ajudou a encontrar o produto no Rio de Janeiro.

O barco é usado na represa de Camargos e virou o xodó da família Mesquita. O mesmo modelo de lancha é usado até hoje em muitos canais da charmosa cidade italiana de Veneza.  A lancha toda em madeira tem capacidade para cinco pessoas e possui um motor com 30 HPs.

“Poder conduzir o barco me dá a ideia de liberdade e aventura, além disso, podemos conhecer muitos lugares bonitos na represa. Por ela ser pequena, temos a possibilidade de leva-la para onde quisermos. É um espetáculo que me trouxe muita alegria e prazer”, finalizou.

 Veja passo-a-passo do projeto: 

Projeto de construção foi adquirido nos Estados Unidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias