Em audiência, dep. Dâmina destaca importância de políticas públicas para prevenção ao câncer

Atendendo a requerimento da deputada federal Dâmina Pereira (PSL-MG), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com a Comissão de Seguridade Social e Família e a Secretaria da Mulher, realizou na Câmara Federal audiência pública que debateu os tipos de câncer mais incidentes na população feminina.

Durante a reunião, especialistas defenderam as campanhas de prevenção do governo para diminuir os casos de câncer nas mulheres e destacaram a necessidade de educação e de capacitação de profissionais para o diagnóstico.

_DSC0016

A deputada Dâmina lembrou que é o momento de discutir a execução das políticas públicas e de leis que garantam acesso à prevenção e ao tratamento desses tipos de câncer. “Especialmente às mulheres das classes mais pobres que sofrem com o sistema de saúde ineficiente”, completou a parlamentar.

Coordenador da Coordenação-Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Sandro Martins.
Coordenador da Coordenação-Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Sandro Martins.

Segundo o coordenador da Coordenação-Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Sandro Martins, as medidas preventivas para redução dessas doenças são: evitar o hábito de fumar, acompanhar o controle de peso, proteger-se da exposição solar e realizar os exames preventivos.

Oncoginecologista e especialista em HPV, Metódio Ribas.
Oncoginecologista e especialista em HPV, Metódio Ribas.

O oncoginecologista e especialista em HPV Metódio Ribas disse que a prevenção para os casos de câncer de colo de útero inclui vacinas, uso de preservativos e exame periódico. O médico lembrou que o câncer é mais frequente nas mulheres, e grande parte delas tem dificuldade de acesso aos centros de saúde.

Carmen Manzione, representante da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino.  ( Foto: Leonardo Prado / Câmara dos Deputados)
Carmen Manzione, representante da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino.
( Foto: Leonardo Prado / Câmara dos Deputados)

Outros dois expositores, Carmen Manzione, representante da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino, e Nivaldo Vieira, membro do comitê científico do Instituto Oncoguia, falaram sobre o investimento em educação para que as campanhas de prevenção à doença tenham êxito.

Nivaldo Vieira, membro do comitê científico do Instituto Oncoguia.
Nivaldo Vieira, membro do comitê científico do Instituto Oncoguia.

 O evento foi parte da programação Outubro Rosa, campanha de conscientização de prevenção do câncer de mama.

*Assessoria parlamentar Dep. Dâmina Pereira

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias