Doação de Sangue só pode ser feita 4 semanas após tomar a vacina contra a Febre Amarela

Para evitar que o vírus da febre amarela se espalhe, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde mudaram os critérios clínicos de triagem de candidatos à doação de sangue e órgãos.

A recomendação do Ministério da Saúde é que os candidatos à doação de sangue que já tiverem sido vacinados deverão aguardar quatro semanas para doar sangue, a partir da data da vacinação.

As novas regras foram divulgadas na última semana. As notas foram emitidas considerando os recentes registros de casos de febre amarela silvestre em regiões do Brasil.

O alerta ocorre para a necessidade de se considerar o risco de transmissão da doença por meio de transfusão sanguínea ou transplante. Isso porque há relatos de transmissão do vírus da febre amarela por transfusão, após a vacinação de doadores de sangue.

A medida indica ainda que os critérios referentes ao período de inaptidão clínica poderão ser mais restritivos, caso esses serviços avaliem ser mais apropriado para a realidade epidemiológica local.

Em Lavras, o Posto avançado de Coleta externa do Hemominas , unidade  Lavras recebe doações todas as quintas-feiras das 8h às 12h. O posto fica no prédio da UPA localizada na Avenida Ernesto Matioli, 8851 – Bairro: Santa Efigênia. Para outras informações e agendamentos pelos telefones: 3694-4145 e 3821 8971.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias