Deputada Dâmina: “Mulheres vítimas de escalpamento precisam da nossa atenção”

18 de maio de 2017

As pautas femininas continuam sendo priorizadas pela deputada federal Dâmina Pereira (PSL/MG). Durante reunião deliberativa na Comissão de Combate à Violência contra às Mulheres (CMulher), na Câmara Federal, a parlamentar teve um requerimento aprovado por unanimidade.

Trata-se de solicitação para que seja realizada Audiência Pública conjunta com a Comissão de Legislação Participativa e a CMulher, para discutir a saúde das mulheres ribeirinhas vítimas de acidentes que causam o escalpelamento (acidente que resulta na perda do couro cabeludo ao enroscar os cabelos no eixo dos barcos ou nas hélices do motor das embarcações).

“Meu conhecimento sobre esse tipo de acidente era pouco, mas depois de conversar com colegas deputadas do norte do país, percebi o quanto esse assunto precisa da nossa atenção”, explicou a deputada.

Para Dâmina, o debate do tema, a implantação de legislação eficientes e a fiscalização das políticas públicas são um socorro urgente a estas mulheres vítimas, cuja dor física e emocional perpassa toda uma vida.

De acordo com o texto do requerimento, o número de vítimas deste tipo de acidente chega a 1.400 pessoas. Oitenta por cento dos casos ocorrem com meninas; 65% das vítimas são crianças, 5% são maiores de 60 anos e 30% são adultos em idade produtiva.

*Assessoria Parlamentar Dep. Dâmina Pereira