Delegado Regional representará a Polícia Civil de Minas em Treinamento da SWAT nos EUA

O recém empossado delegado que agora está à frente da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Lavras, Roberto Alves Barbosa Junior ,tem um currículo impressionante, aos 43 anos, membro da Polícia Civil de Minas Gerais há 18 anos, ele traz na bagagem diversos treinamentos especializados das forças especiais como: Curso de Operações Especiais pelo Departamento Estadual  de Operações Especiais (DEOESP/PC), GARRA/PC, ROTA/PM e GATE/PM de São Paulo;  CORE/PC e  BOPE/PM do Rio de Janeiro; KSK, SEK e GSG-9  da Alemanha; SEAL e SWAT dos Estados Unidos e  MOSSAD  de Israel.

E não pára por aí! Roberto também  é tutor em diversos cursos ministrados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). “Participo dos treinamentos todos os anos , mas a última vez que estive em um treinamento norte americano foi em 2003”, conta o delegado que ainda ressalta a importância de buscar aperfeiçoamento constante na profissão: “Conhecimento não ocupa espaço e por este motivo devemos treinar constantemente  e estar sempre pronto para o combate”.

Nesta quinta-feira (03), o delegado embarca para os Estados Unidos onde participará durante 9  dias, do “Curso de Proteção de Autoridades” que será realizado em Dallas, no Texas em parceria com a SWAT (Special Weapons And Tactics).  Neste curso haverá instruções sobre formação de equipes, treinamento de segurança aproximada, exercício de escoltas , tiro tático com pistola e fuzil, direção anti-sequestro com a utilização de viaturas,  prova final e ainda uma visita à Base da SWAT e ao memorial de John F. Kennedy (35° presidente dos Estados Unidos, que foi assassinado em 22 de novembro de 1963).

O curso terá a instrução do brasileiro Marcos do Val, membro da SWAT e  referência no Brasil e no exterior  por suas técnicas de imobilizações táticas.

Delegado Roberto e o instrutor da SWAT, Marcos do Val. Foto: Arquivo pessoal
Delegado Roberto e o instrutor da SWAT, Marcos do Val. Foto: Arquivo pessoal

Diversos profissionais de segurança  do Brasil participarão do curso, porém Roberto será o único representante da Polícia Civil de Minas Gerais.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias