Crimes assustam população e lojistas do comércio varejista de Lavras

Os lavrenses voltaram a ter uma semana marcada por violência, com uma tentativa de homicídio, e dois casos envolvendo roubo e furto a estabelecimentos comerciais da cidade.

A onda de criminalidade que varreu a cidade tem impressionado a população principalmente pela audácia dos bandidos. O exemplo mais preciso dessa realidade foi o assalto ao Posto Bancário do Banco do Brasil na semana passada por ladrão não identificado dentro das dependências do 8º Batalhão da Polícia Militar. Ele entrou e saiu do local com uma motocicleta.

Na madrugada de domingo, dia 27, um homem quebrou a vitrine de uma loja na rua Francisco Salles e furtou vários objetos. A câmera de segurança do estabelecimento flagrou a ação do bandido, que usou um pedaço de piso retirado da calçada para destruir o vidro de blindex e furtar sapatos e acessórios.

Toda a ação levou doze minutos para ser realizada pelo infrator. O fato ocorreu por volta das 2h20 da madrugada, mas o proprietário da loja foi avisado do furto pela Polícia Militar por volta das 5h, quando uma viatura passou pelo local e percebeu o ocorrido. A loja fica localizada a poucos metros da Santa Casa de Misericórdia

Vitrine quebrada e objetos levados por bandido em loja de sapatos no centro da cidade essa semana.
Vitrine quebrada e objetos levados por bandido em loja de sapatos no centro da cidade essa semana.

Em entrevista à reportagem do Lavras 24 Horas, o dono da loja de sapatos, Marcelo Andrade, falou com indignação sobre o corrido. “Estamos vivendo uma escalada da violência na cidade. O cumulo disso foi o assalto a agencia bancária do 8ºBPM. O bandido perdeu a vergonha, pois rouba sabendo que está sendo filmado. Os casos de roubo e furto estão aumentando na cidade”. Ele disse que o policiamento precisaria estar mais presente, como acontecia antigamente.

“Espero que com a chegada do Natal o policiamento seja reforçado em consequência do maior movimento de pessoas, crescimento da circulação financeira e horários de atendimento estendidos”, disse.

Na segunda-feira, dia 28, dois menores estiveram em uma loja de semi joia, também na rua Francisco Sales, renderam uma funcionária e levaram 38 cordões, 18 relógios, dois Iphones e a quantia de R$650,00 reais. Segundo a Polícia Militar, os infratores fugiram em direção à Rua Álvaro Botelho com a rua Delminda de Azevedo, onde trocaram de roupa. Durante o rastreamento, um menor de 16 anos foi apreendido e com ele a PM encontrou o simulacro de arma de fogo e os objetos que haviam sido roubados.

A proprietária da loja falou com a reportagem e também relatou que muitos comerciantes tem reclamado da falta de maior policiamento na região central da cidade. “A presença dos policiais inibe a ação dos bandidos”, disse.

Reposta

Roubo a loja de semi joias terminou com prisão de um menor e material do furto apreendido pela Polícia Militar.
Roubo a loja de semi joias terminou com prisão de um menor e material do furto apreendido pela Polícia Militar.

Procurado, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lavras (CDL), José Eustáquio Cardoso, afirmou que o clima de insegurança é resultado da crise financeira do país e a violência ligada ao aumento do consumo de drogas, em especial, o crack.

“A segurança é uma obrigação do governo estadual, em Lavras temos o quartel da PMMG e a delegacia da Polícia Civil. Em nossa cidade o primeiro homicídio aconteceu no mês de agosto, para uma população de 100 mil e mais a população flutuante (estudantes), é uma cidade bem controlada”, afirmou.

José Eustáquio disse que os assaltos podem diminuir se todos fizer as precauções, neste período de fim de ano. “É preciso alertar os funcionários sobre pessoas suspeita, ter cuidado redobrado quando for aos bancos. A segurança deve ser redobrada nas festas de fim de ano”.

Na semana passada, a Polícia Militar promoveu uma reunião da Rede de Comerciantes Protegidos, na qual garantiu o aumento do policiamento nos próximos dias em Lavras. A corporação informou também que utilizará o efetivo de 80 alunos do Curso de Formação de Soldados – CFS/PMMG durante o período natalino, e que o policiamento será estendido aos bairros.

Crime

Crime

Um rapaz de 25 anos também foi atingido por disparos de arma de fogo na manha de quinta-feira, dia 1º, no “beco” da rua Rufino Alves Costa, no Bairro Vila Mariana. O jovem Daniel Luco Miranda, 25 anos, é conhecido por “Guaraná”.

De acordo com a polícia militar foram quatro tiros nas costas e um no tórax. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde chegou consciente e permaneceu estável,  depois  ele transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Lavras onde passou por cirurgia.

Um homem também foi morto na noite de ontem, dia 2,  em uma boate na BR-265, em Lavras. Segundo a Polícia Militar, um suspeito disparou cinco vezes contra a vítima e fugiu. João Bosco de Carvalho foi atingido com três tiros na cabeça.

Ainda de acordo com a PM, Carvalho era proprietário da boate. Os militares não souberam informar as causas do crime. Até o momento, ninguém foi identificado.Esse foi o quinto homicídio do ano na cidade.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias