Corpo de Bombeiros inaugurou a 1ª Companhia Independente de Poços de Caldas

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) ampliou a presença no sul de Minas , colocando em execução mais uma iniciativa do Plano de Comando 2015/2026. A Companhia de Poços de Caldas, existente desde 1975, nessa  segunda-feira (20), foi elevada à Companhia Independente, o que significa uma maior autonomia administrativa, aumento de militares e recursos e, consequentemente, melhorias no atendimento.

A cerimônia contou com autoridades que, após a cerimônia oficial, puderam conferir as obras resultadas do esforço conjunto do Governo do Estado e Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, com investimentos de R$ 170 mil.

A unidade foi ampliada com a construção de um segundo pavimento e com as seções administrativas, alojamento de oficiais e três banheiros, além de uma reforma geral em todo o prédio.

O efetivo da Companhia Independente passou de 40 para 68 militares e um total de 14 viaturas: quatro Unidades de Resgate, duas viaturas para salvamentos leves, três viaturas de combate a incêndio e uma usada tanto para salvamentos quanto combate a incêndios.

O comandante da 1ª Cia. Independente, Major Edirlei Viana da Silva, comemorou a melhoria da estrutura e ampliação do número de bombeiros que vão atuar na segurança dos cidadãos. “Essa é uma ampliação que oferece condições favoráveis de trabalho para todos os bombeiros. Hoje somos uma unidade de execução operacional apta a receber e gerir seus próprios recursos, sem depender de outra unidade”, celebrou.

A Companhia Independente é responsável pelas outras Companhias de Bombeiros instaladas em Poços de Caldas, Passos e Alfenas e também pelos Pelotões também nas cidades de Poços de Caldas, Passos, Alfenas, além de São Sebastião do Paraíso, Piumhi e Guaxupé.

No total, a 1º Cia. Independente de Poços de Caldas passa a ser responsável por 59 municípios do Sul de Minas, atendendo à cerca de 1,1 milhão de habitantes, passando a ter uma maior extensão territorial sob sua responsabilidade.

Além da Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, a cidade também passou a contar com o 6º Comando Operacional de Bombeiros (COB), comandado pelo Coronel Ernande Brandão David. “Essa é uma conquista que nós buscamos há 20 anos e, hoje, graças a todo apoio, estamos podendo concretizar”, ressaltou o coronel Ernande.

Plano de comando

A inauguração de mais uma unidade do Corpo de Bombeiros é uma das ações previstas no Plano de Comando 2015/2026, que tem o objetivo de expandir o atendimento no estado.

Nessa linha de trabalho, a corporação já implantou, só neste ano, pelotões em Leopoldina, na Zona da Mata, e Caratinga, no Rio Doce. Também foram instalados Comandos Operacionais nas cidades de Governador Valadares, Montes Claros e Poços de Caldas.

A previsão é de que, até 2026, o Corpo de Bombeiros esteja instalado em 124 municípios. Essa meta aproxima Minas Gerais da média nacional relacionada à presença da corporação em municípios por unidade da Federação.

 

*Agência Minas

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias