Construindo um novo olhar da realidade

Utopia ou realidade, voz ou silencio, ação ou comodismo? De qual lado você está na busca por um futuro promissor? Todos nós sabemos que vivemos em um país onde a corrupção, pobreza, a falta de cultura e a violência nos assolam. Mas podemos de alguma forma mudar nossa realidade, e os projetos sociais entram nesse cenário com o intuito de buscar essa mudança. Os projetos sociais são iniciativas individuais ou coletivas que visam proporcionar melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades, transformando determinada realidade para o bem comum.

Existem vários exemplos de projetos sociais realizados por pessoas, que provavelmente, sonham com um futuro melhor, podemos listar alguns: “NOT ON APP STORE” e Cedet. O projeto “NOT ON APP STORE” foi desenvolvido pelo publicitário Caio Andrade, e tem por finalidade tirar um pouco as pessoas do mundo virtual e trazê- las para o mundo real. “As ideias simples têm poder.” É o que afirma o publicitário com seis anos de atuação. O projeto “Not on app store” começou com uma brincadeira que acabou ganhando força e levando, por meio de adesivos amigáveis, e com baixo custo, uma mensagem reflexiva para as pessoas. “Será que todas as alegrias da vida estão realmente disponíveis nos aplicativos da app store?”

Com os avanços tecnológicos muitas coisas boas caíram no esquecimento, a maioria das pessoas não se recorda mais o quanto vale um abraço, o quanto vale um passeio no parque, o quanto vale o contato, tato, olho no olho. Foi exatamente essa mensagem que Caio quis transmitir, baseando- se em um conceito muito simples: deixar o mundo virtual e ter mais contato com a realidade. Não deixar que as verdadeiras alegrias se percam dentro de um aplicativo, pois como o próprio nome do projeto já diz nem tudo que é bom está disponível na app store.

Outro projeto social é o Cedet (Centro para desenvolvimento do potencial e talento), que é um órgão municipal vinculado à Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. Desde o início do seu funcionamento, em 1993 vem atuando com a população escolar, no nível da Educação Básica. O Cedet foi idealizado pela educadora Zenita Guenther. Zenita é psicóloga, Mestre em orientação e aconselhamento psicológico pela Universidade South Florida e Ph.D. em psicologia da educação, pela University of Florida, EUA, envolvida por vários anos na formação e preparação de professores para todos os níveis de ensino, da educação infantil à pós-graduação. O CEDET tem como objetivo construir um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso, além de criar um ambiente propício para o convívio social. O centro de desenvolvimento ao longo de sua trajetória tem conquistado bons resultados no que tange a identificação e desenvolvimento de crianças com sinais de capacidade superior em algum domínio de capacidade humana.

Ações como estas devem ser incentivadas pela família, pelas escolas, bem como pelos demais meios sociais em que os indivíduos estão inseridos. Este é um caminho, uma possibilidade, ou seja, uma nova maneira de compreender a sociedade em que estamos inseridos.

O projeto empreendedorismo nas escolas em parceria com o CEDET realizou para um grupo de alunos, um curso sobre empreendedorismo. Um dos resultados do curso foi a produção coletiva de um texto que tinha como objetivo apresentar um novo olhar da realidade. Agradecemos a todos os alunos que contribuíram para a construção deste texto.

 

 

 

****Autores: Lara Alvarenga, Gabriela Dias Rezende, Thaciane Alves Silva, Nickolas Nascimento, Aline Cecilia de Souza, Rebeca Nunes Matias, Jéssica Aparecida Mariano.Projeto de extensão: Empreendedorismo nas escolas. Professora coordenadora: Daniela Meirelles Andrade

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias