Comando Geral da PM vai acabar com policiamento montado em Lavras

Valioso, Viçoso, Veneza, Quiron, Safira, Atrevida, Talento, Noviça e Halley. O leitor pode desconhecer esses nomes, mas eles são peças importantes no trabalho de segurança pública do município. O grupo de nove cavalos integram a Cavalaria do 8º Batalhão de Polícia Militar de Lavras, instituição que há 14 anos mantém essa modalidade de policiamento na cidade.

Admirados e respeitados pela população Lavrense, os policiais montados em seus viçosos animais têm ajudado a manter a lei, a ordem e a segurança de forma preventiva, mas estão com os dias contados no município. Por determinação do Comando Geral da PMMG, o grupamento de cavalaria será extinto nas cidades do interior do estado até o próximo dia 20 de dezembro, ficando restrito exclusivamente à cidade de Belo Horizonte.

Na sede há baias, pastos e uma pista de treinamento para os animais em fase final de construção, o capim usado para alimentar os animais têm manejo feito no local pelos próprios policiais, sendo que os cavalos também contam com assistência médico veterinária. Todo o trabalho tem a supervisão e apoio gratuitos do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A ração é doada pela empresa Ração Total, sem custo para a corporação.

Pista de treinamento em fase final de construção que funcionará no 8º BPM.
Pista de treinamento em fase final de construção que funcionará no 8º BPM.

Com a decisão do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, os nove cavalos usados pelo policiamento montado em Lavras poderão ser leiloados ou recolhidos ao Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes em Belo Horizonte e os policiais militares serão empregados em viaturas no Policiamento Ostensivo Geral.

A reportagem do Lavras 24 Horas esteve na sede da Cavalaria do 8º BPM para conhecer um dos mais importantes braços da segurança pública mineira, cujos resultados práticos obtidos nos últimos anos têm trazido benefícios não somente à comunidade, mas também a própria instituição militar.

Repercussão

A notícia do encerramento das atividades da Cavalaria do 8º Batalhão por decisão do Comando Geral da PMMG chegou à Câmara Municipal de Lavras essa semana. Por iniciativa do vereador José Henrique Rodrigues, um ofício assinado por todos os 17 vereadores deverá ser encaminhado ao Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, com vários argumentos que defendem a permanência do grupamento de cavalaria na cidade de Lavras.

Centro de Grupamento da Cavalaria do 8º BPM, conta com toda a estrutura para manter os animais.
Centro de Grupamento da Cavalaria do 8º BPM, conta com toda a estrutura para manter os animais.

Empresários também se propuseram a fazer um abaixo-assinado para barrar a decisão. Murilo Sebastião de Carvalho, organizador da Festa do Homem do Campo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, é um deles. “A cavalaria é um patrimônio nosso. Para segurança, saúde e educação mão existe despesa, mas sim investimento”.

Os abaixo-assinados estão disponíveis para os interessados na joalheria Jade, Igreja Nossa Senhora Auxiliadora após as missas, Casa de Couro Santo Antônio, Cantinho da Roça e Açougue do Renatinho.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias