Cidades estão em estado de alerta contra a dengue no Sul de Minas

Cinco cidades do Sul de Minas estão em estado de alerta contra o mosquito da dengue, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (24) pelo Ministério da Saúde. Das 12 cidades da região que participaram do levantamento feito em todo o país, Andradas (MG), Campo Belo (MG), Pouso Alegre (MG), Santa Rita do Sapucaí (MG) e São Sebastião do Paraíso (MG) apresentam o maior número de focos do mosquito Aedes Aegypti.

Ainda segundo o ministério, embora estejam em estado de alerta, essas cidades ainda não são consideradas sob risco de surto de doenças transmitidas pelo mosquito. Em Poços de Caldas (MG), a situação é avaliada como estável. Lavras (MG), Varginha (MG) e Passos (MG) não participaram do levantamento.

Cidades com epidemia

Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de casos de dengue no país. Até novembro de 2015, foram 178.466 notificações, um aumento estimado em 176% em relação ao mesmo período de 2014.

“Ou a sociedade brasileira se envolve nessa questão, se mobiliza para combater o mosquito da dengue, ou não sairemos vitoriosos”, disse durante coletiva de imprensa em Brasília o ministro da Saúde Marcelo Castro.

Além da dengue, o Aedes Aegypti também é transmissor da febre chikunguya e do zika vírus, que tem sido associado por especialistas ao surto de microcefalia na região Nordeste do Brasil.

Além de incentivar as pessoas a redobrarem os cuidados com o combate ao mosquito dentro de casa, principal local de focos no Sudeste, o diretor da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, reforçou que grávidas ou mulheres que pretendem engravidar tomem algumas precauções.

“Evitar de expor em locais onde existem mosquito durante o dia, procurar deixar portas e janelas fechadas ou teladas, procurar utilizar proteção de mangas longas, calças compridas e meias”, disse Maierovitch.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias