Cervejaria Espanhola será instalada em Poços de Caldas

14 de julho de 2017
Cervejaria deve gerar 80 empregos diretos – foto ilustração

As negociações para instalação da cervejaria no Distrito Industrial do município tiveram início no ano de 2015, ainda na gestão do ex-prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT) e ficaram a cargo do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho à época, Rodrigo Reis, sendo posteriormente assumidas pelo secretário Jonh Gustavo de Freitas e equipe. As primeiras reuniões com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) foram realizadas ainda em 2015.

Em 2015 e 2016, o município se organizou para cumprir as exigências da empresa, trabalho que foi facilitado pela efetivação do Distrito Industrial. Agora, o processo de negociação será formalizado, por meio da assinatura do protocolo de intenções. De 2013 a 2016, o município retomou o desenvolvimento industrial, efetivou o DI e inaugurou duas multinacionais (ThyssenKrupp e Danone), mesmo com o cenário de crise econômica do país.

As negociações para a instalação da Estrella Galicia em Poços envolvem a Prefeitura e o Governo do Estado de Minas Gerais. Além da geração de empregos diretos e indiretos, a nova fábrica vai ampliar a arrecadação de impostos no município.

 A unidade deve ocupar três lotes no DI, totalizando 100 mil m2, com a geração inicial de 80 empregos diretos. Neste momento, não houve investimento de recursos municipais, já que toda a infraestrutura necessária para viabilizar a negociação foi realizada na administração anterior.  Lideranças políticas locais estão sendo contatadas para a solenidade da próxima quinta-feira.

Em maio deste ano, o atual prefeito de Poços, Sérgio Azevedo, esteve pessoalmente na sede da cervejaria na Espanha para reafirmar o interesse do Município pelo empreendimento.

A empresa

Com uma produção de mais de 130 milhões de litros de cerveja ao ano, a Companhia vem se posicionando de maneira sólida no mercado espanhol e está avançando rapidamente em países como Austrália, China, Rússia, Estados Unidos, Brasil, entre outros.

O Brasil converteu-se na terceira potência mundial no consumo de cerveja e a Estrella Galicia aspira se converter num referencial quanto à tradição, paixão e respeito pela cerveja, assim como na Espanha.

Fonte: Poços.com.br