Lavras,
23/10/2014 22:34
26, fevereiro 2009 - 0:00:00

Católicos lavrenses lotam igrejas nesta Quarta-feira de Cinzas

As três principais paróquias de Lavras, Matriz de Santana, São Sebastião e Nossa Senhora Auxiliadora, foram tomadas por fiéis nesta quarta-feira de Cinzas (25), que marca o início da Quaresma para os católicos e antecede a Páscoa. A bênção dos fiéis com cinzas é para lembrar, segundo a bíblia, que o homem veio do pó e voltará a ser pó.

Durante todo o dia, fiéis acompanharam as tradicionais Missas das Cinzas   que também marcaram o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema a Segurança Pública e traz como lema: “A paz é fruto da justiça”. Um dos objetivos outro objetivo específicos é “desenvolver nas pessoas a capacidade de reconhecer a violência na sua realidade pessoal e social, a fim de que possam se sensibilizar e se mobilizar, assumindo sua responsabilidade pessoal no que diz respeito ao problema da violência e à promoção da cultura da paz”.

A Campanha da Fraternidade foi lançada nacionalmente em 1963, mas foi em 20 de dezembro de 1964, que os bispos aprovaram o fundamento inicial intitulado “Campanha da Fraternidade – Pontos Fundamentais apreciados pelo Episcopado em Roma”.

Virtudes

O pároco da Matriz de Santana, Pe. Elísio Stulp, 57 anos, falou da importancia do tema da Campanha da Fraternidade 2009. “O Papa João Paulo II nos lembrava que a paz é sempre sinônimo da Justiça. A Igreja nos chama a atenção que alguma coisa precisa ser feita neste sentido”. Para o sacedorte, é preciso que todos reflitam sobre tema em suas vida.

“Nós convimenos com muitas formas de violências veladas dentro da própria Igreja. Se nós cristãos fomos fermento, quem sabe poderemos mudar esta sociedade onde a gente vive”, concluíu.