Casa da Cultura recebe exposição sobre os 150 anos de Lavras | Lavras24horas notícias em tempo real

Casa da Cultura recebe exposição sobre os 150 anos de Lavras

15/05/2018
@lavras24horas
@lavras24horas
@lavras24horas
(35)9 9125.1471

A Casa da Cultura organizou para o mês de maio a exposição “1968: o Ano do Centenário”, como parte das celebrações do Sesquicentenário, os 150 anos de Lavras, neste ano de 2018.

Na maior parte do Século XX, a data 20 de julho, quando Lavras comemora sua elevação à cidade, foi considerada a data cívica mais importante do município. Assim, o Centenário da cidade em 1968 foi particularmente marcado por comemorações.

Segundo as memórias do saudoso Paulo Oliveira Alves, o “Paulo do Piano”, no seu livro “Lavras: Primórdios do Automobilismo” (2005), em finais de 1967, o governo e a sociedade lavrense organizaram-se para realizar diversos festejos. Foram feitos concursos para a escolha de um símbolo e um hino ao Centenário.

Outra atração foi a construção de um grande palanque, armado durante todo o ano, localizado no que hoje é a ilha entre as praças Dr. Augusto Silva e Leonardo Venerando, próximo ao obelisco. Lá tiveram lugar exibições folclóricas, ballet, festas esportivas, folia de reis, escolas de samba, conjuntos musicais, exposições de pintura, escultura e artesanatos, cultos religiosos de vários credos, exibição de filmes, shows de artistas de Lavras e de fora, palestras, dentre outras atividades sócio-culturais, que mostraram o amor do lavrense pelo seu município.

Um dos pontos altos foi uma das mais belas apresentações musicais já vistas por aqui, ocorrida exatamente em maio de 1968, quando oitenta artistas, entre cantores, violinistas, pianistas, executores de violoncelo, contra-baixo, vibrafone, flauta, bateria, e outros instrumentistas, fazendo com eles um concerto de números variados, incluindo um momento inédito em toda região: peças executadas em seis pianos, tocados simultaneamente, com musicais a 12, 24 e 36 mãos.

Todos esses detalhes estão esperando pela população na Casa da Cultura. Para mais informações ligue 3822-7979.