Campanha Maio Amarelo pede atenção no trânsito de Lavras

Uma campanha nacional que busca conscientizar os motoristas sobre os benefícios da direção defensiva e consciente começou a ser divulgada em Lavras. O tema faz parte do Movimento Maio Amarelo, que este ano, busca para mobilizar o país contra a epidemia das mortes no trânsito.

Lançada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, que coordena a mobilização no Brasil, o projeto tem recebido o apoio de empresários e motoristas lavrenses. A proposta é evidenciar que as mortes precisam ser freadas e que cada um é responsável por mudar esse cenário.

A mobilização da campanha Maio Amarelo tem sido divulgada também nas redes sociais Twitter e Facebook no próprio do movimento. Cada cidadão pode divulgar a campanha através da hastag “#eusou+1 por um trânsito mais humano”, o objetivo é que as pessoas possam personalizar suas páginas da rede social Facebook, adotando o twibbon nas fotos de capa e de perfil, com esse slogan.

Acidentes de trânsito são responsáveis por 45 mil mortes no Brasil todos os anos, segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA 2011), que traça o perfil das vítimas de violências e acidentes atendidas em serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde em capitais brasileiras, 78,76% das vítimas de acidente de transporte terrestre envolvendo motociclista são homens, na faixa etária de 20 a 39 anos. Entre os motociclistas ouvidos, 19,6% informaram o uso de bebida alcoólica antes do acidente e 19,7% estavam sem capacete.

Conscientização

maio amarelo 1

Os empresários José Sílvio e Edirce Martins Vilela, do Centro de Formação de Condutores Martins Vilela, em Lavras aderiram a campanha. Eles ressaltam a importância do tema para fazerem os motoristas refletirem sobre o seu papel no trânsito, não de forma egoísta, mas de respeito e atenção aos outros motoristas.

“Se cada um respeitar o trânsito, somaremos mais um em prol de uma sociedade mais segura e protegeremos milhares de vidas. Não só isso, mas também para que os motoristas também evitem ser multados de maneira desnecessária”, disse Edirce.

José Silvio ressalta como exemplo a sinalização de trânsito existente nas Praças Dr. Augusto Silva e Praça Leonardo Venerando Pereira, que, passaram a ter faixa dupla para os motoristas e a proibição de estacionamento no local. Ele explica que mesmo com a alteração, as pistas não estão sendo usadas de forma corretas, isto é, com dois veículos trafegando lado a lado, e que alguns motoristas desavisados têm sido multados por estacionar no local.

“É uma situação que precisa mudar. Em ambos os casos, os erros prejudicam não só a cidade, mas também os próprios motoristas. A conscientização continua a ser a melhor arma que eles tem para se resguardarem de problemas e dirigir de forma correta e segura”, avaliou Vilela.

Quem quiser saber mais sobre a campanha Maio Amarelo pode acessar o site da instituição, no endereço eletrônico http://maioamarelo.com/ .

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias