Alunos da Ufla promovem projeto “Empreendedorismo nas Escolas”

19 de maio de 2017

Refletindo sobre Empreendedorismo

 

O projeto “Empreendedorismo nas Escolas” tem por finalidade levar aos alunos das escolas públicas e municipais de Lavras o tema empreendedorismo. Busca conscientizar pequenos cidadãos e futuros eleitores de como é possível se relacionar com o governo de forma mútua e entender que essa relação é uma “via de mão dupla”.

O projeto está caminhando e mais uma escola foi contemplada, dessa vez, os alunos da escola municipal Paulo Menicucci, localizada no bairro Serra Azul. A escola continha três turmas do nosso público alvo, 9°A, 9° B e 9° C do Ensino Fundamental, totalizando 65 alunos beneficiados.

Os alunos não obtinham conhecimento sobre empreendedorismo e por isso, abordamos de forma básica e bastante dinâmica para uma melhor compreensão. Buscamos resgatar experiências dos alunos sobre empreendedorismo social, mostrar sua relação com a política, pois a mesma faz parte do nosso dia-a-dia e, visa o desenvolvimento de uma cultura política e cidadã.

O projeto foi apresentado em dois encontros. No primeiro encontro apresentamos a eles a parte teórica: o que é o empreendedorismo, suas tipificações e onde ele atua na sociedade. Mostramos também o perfil de um empreendedor e a forma como nós cidadãos, podemos ser empreendedores e melhorar a relação entre Governo-Sociedade. Por fim, no segundo encontro, aplicamos uma Dinâmica, a qual permite que os alunos resolvam problemas sociais presentes em nosso cotidiano: como posso auxiliar o meu bairro a tapar os buracos na rua? Como promover a participação social em meu município? Com isso, eles aprendem na prática como é ser um empreendedor social, sistematizando o conhecimento teórico aplicado. O objetivo projeto tem sido alcançado com sucesso, o que pode ser constatado por meio da dinâmica realizada.

Autores: Luanda Gomide, Daniela Meirelles Andrade, Andressa Furtini Santana, Letícia Cristina Barbosa, Afonso José Duarte e Beatriz Freire Pimenta.

Projeto empreendedorismo na escola: coordenadora Daniela Meirelles Andrade DAE/UFLA.

NIESP/DAE/UFLA