ALERTA: Não chove em Lavras há mais de 2 meses e população deve economizar água

Lavras está sem chuvas significativas desde junho, segundo informações da Estação de Meteorologia da UFLA  que realiza diariamente as medições. De acordo com os dados, em Maio e Junho a média mensal de precipitações foi considerada acima do esperado para o período: 57 mm e 29 mm respectivamente.  Já em Agosto, uma pequena chuva foi registradas em algumas partes da cidade no dia 18, nesses locais não chove há mais de um mês, já nos demais bairros, a última chuva foi em Junho.

UMIDADE  RELATIVA do AR

A massa de ar quente e seco que atua sobre Minas Gerais persiste e índices da umidade relativa do ar continuam baixos no Estado, de acordo com o Centro de Climatologia TempoClima PUC Minas. A baixa umidade principalmente no período da tarde e as queimadas (muitas vezes causadas pelo próprio homem), fazem com que as doenças respiratórias sejam agravadas devido ao ressecamento das mucosas, o ar seco pode causar sangramento no nariz, ressecamento da pele, e irritações nos olhos. Por isso, se manter hidratado é fundamental.

ÀGUA

Falando em hidratação, desde a última semana duas quedas de energia  prejudicaram o fornecimento de água por parte da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) e ascenderam o alerta para que a população se conscientize da importância de se economizar água. Diversas cidades do estado já fazem um plano de racionamento e outras decretaram emergência devido à seca.

Em Lavras, apesar de ter diminuído a vazão: de 300 para 230 litros por segundo,  a empresa continua o fornecimento que nos últimos dias foi alvo de muitas reclamações. Na  noite da última quarta-feira (13/09), a falta de fornecimento de energia elétrica na captação, interrompeu o abastecimento . A imprensa foi avisada na quinta, mas muita gente já estava sem água e o problema perdurou durante o fim de semana.  Porém,  alguns bairros registraram  uma nova interrupção de água nessa segunda-feira (18) ocasionada por uma nova  falta de energia na captação do Ribeirão Àgua Limpa,  segundo a empresa  o abastecimento seria normalizado nesta tarde. A orientação para os consumidores que estiverem  sem água é  entrar em contato pelo telefone: 115.

Ainda conforme a COPASA,  não há plano de rodízio de água previsto para os próximos dias na cidade, porém  é necessário a  colaboração de todos os moradores de Lavras para enfrentar este período de poucas chuvas.

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias