ALERTA: Não chove em Lavras há mais de 2 meses e população deve economizar água

19 de setembro de 2017
Foto: Lavras 24h

Lavras está sem chuvas significativas desde junho, segundo informações da Estação de Meteorologia da UFLA  que realiza diariamente as medições. De acordo com os dados, em Maio e Junho a média mensal de precipitações foi considerada acima do esperado para o período: 57 mm e 29 mm respectivamente.  Já em Agosto, uma pequena chuva foi registradas em algumas partes da cidade no dia 18, nesses locais não chove há mais de um mês, já nos demais bairros, a última chuva foi em Junho.

UMIDADE  RELATIVA do AR

A massa de ar quente e seco que atua sobre Minas Gerais persiste e índices da umidade relativa do ar continuam baixos no Estado, de acordo com o Centro de Climatologia TempoClima PUC Minas. A baixa umidade principalmente no período da tarde e as queimadas (muitas vezes causadas pelo próprio homem), fazem com que as doenças respiratórias sejam agravadas devido ao ressecamento das mucosas, o ar seco pode causar sangramento no nariz, ressecamento da pele, e irritações nos olhos. Por isso, se manter hidratado é fundamental.

ÀGUA

Falando em hidratação, desde a última semana duas quedas de energia  prejudicaram o fornecimento de água por parte da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) e ascenderam o alerta para que a população se conscientize da importância de se economizar água. Diversas cidades do estado já fazem um plano de racionamento e outras decretaram emergência devido à seca.

Em Lavras, apesar de ter diminuído a vazão: de 300 para 230 litros por segundo,  a empresa continua o fornecimento que nos últimos dias foi alvo de muitas reclamações. Na  noite da última quarta-feira (13/09), a falta de fornecimento de energia elétrica na captação, interrompeu o abastecimento . A imprensa foi avisada na quinta, mas muita gente já estava sem água e o problema perdurou durante o fim de semana.  Porém,  alguns bairros registraram  uma nova interrupção de água nessa segunda-feira (18) ocasionada por uma nova  falta de energia na captação do Ribeirão Àgua Limpa,  segundo a empresa  o abastecimento seria normalizado nesta tarde. A orientação para os consumidores que estiverem  sem água é  entrar em contato pelo telefone: 115.

Ainda conforme a COPASA,  não há plano de rodízio de água previsto para os próximos dias na cidade, porém  é necessário a  colaboração de todos os moradores de Lavras para enfrentar este período de poucas chuvas.