8° Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas começa no próximo dia 16

11/07/2018

 

A 8º edição do Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas 2018 acontecerá entre os dias 16 e 22 de julho. Promovido pela Associação Carranquense dos Empreendedores do Turismo (Acetur), o evento passou a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do município desde 2014.

Nesta edição os organizadores escalaram um time de chefs especializados na culinária local e exóticas como “A Arte da Milenar Culinária Japonesa” que será apresentado pelo Chef Danilo Mazzei. A Chef Verônica vai contar “O Segredo da Pururuca de Queijo” logo na quinta-feira (19).

Na sexta-feira (20) a Chef Dulcineia apresentará “Frango com Ora-pro-nóbis”. A Chef Úrsula Decker fechará os trabalhos da cozinha experimental do Festival no domingo (22), com as deliciosas “Almôndegas ao Sugo”. Para o presidente da Acetur, Ronaldo Cesar Mira o conceito desta edição é o de valorizar o talento das cozinheiras carranquenses. O convite para o Chef Danilo deverá promover uma quebra de preconceitos com a culinária oriental.

Expositores Gourmet

Os expositores Gourmet já estão nos preparativos para oferecer pratos diferenciados que prometem agradar aos paladares mais exigentes. Entre as diversas opções, destacamos alguns do dez expositores, como da tenda Bão Tamen, por exemplo, apresentarão requintados pratos como a Costela de porco com quiabo e angu ao molho do chef. Delícia que se repete e foi sucesso na edição anterior, a Batata Recheada do Bar da Bel. Na tenda Alquimia Mineira o visitante poderá degustar o Nhoque com Ragu de linguiça ou com cogumelos (nativos de Carrancas) na manteiga. Para quem aprecia a culinária japonesa, a tenda do Titô Sushi Bar apresentará, entre outras maravilhas, Temaki Filadelfia e o Quibe de Peixe. O Recanto Bar e Restaurante virá com o seu delicioso Feijão Tropeiro, e lançará no Festival a “Batata Show” e será apresentada em três opções de recheio. E para finalizar nada como uma boa sobremesa, no espaço da Pousada Gaya Sorvete com Brownie e café cremoso gourmet.

Expositores Gourmet Artesanal

Direto da “fábrica” para o consumidor. O queijo Artesanal Bicas Da Serra é produzido na Fazenda Santo Antônio de Categeró, localizada no município de Carrancas. Estudos históricos, agrogeológicos e de condições de solo e clima, identificam as microrregiões tradicionalmente produtoras do Queijo Minas Artesanal. As particularidades de clima, relevo, água e vegetação encontrados nesta microrregião, propiciam a presença de probióticos benéficos à produção de queijos, conferindo qualidade e sabor único. O queijo artesanal Bicas da Serra é um produto super premiadíssimo, conferido nos principais eventos e concursos de qualidade e de consumo.

Doce de leite tradicional, ou com café, ou com côco? A tenda Pé de Kombi realizará degustação dessas delícias produzidas na roça artesanalmente, como mandam as regras tradicionais.

Oficinas do SENAC

De 16 a 19 de julho, a Unidade Móvel de Turismo e Hospitalidade do Senac Minas estará estacionada na Praça Manoel Moreira, no centro de Carrancas, promovendo qualificação profissional para o público local e visitantes. As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas pelo site gastronomiaemcarrancas.com.br/inscricoes, ou na Avenida Coronel Rozendo, 47ª, Centro, Carrancas.

Os cursos oferecidos são: Padronização de Cortes, Padronização de Cocções, Food Design: A beleza na montagem dos Pratos, Técnicas Básicas de Serviços de Garçom e Garçonete, Gestão de Custos e Formação de Preços para restaurantes, e Boas Práticas de Manipulação e Fabricação de Alimentos.

Festival Musical e Cultural

Entre as atrações musicais e folclóricas, o Festival, como sempre, abre espaço para as manifestações populares como a Congada de Carrancas, a Catira Mirim e a Folia de Reis.

Na cobertura do Workshop, os organizadores oferecem atividades dedicadas para as crianças, nas tardes do sábado(21) e no domingo(22), com as “Oficinas do Brincar e do Rir”, com os instrutores de arte e cultura Maya Terra e Thuan Carvalho.

Mais atrações musicais com os alunos de música do Prof. Ygor Whilker, mentor do projeto Cordas & Som, estarão se apresentando na tarde do sábado(21) na cobertura Workshop. As doze crianças violonistas exibirão um repertório eclético como Radio Pirata – RMP, Cowboy fora da lei – Raul Seixas e Another Brick in the all – Pink Floyd, entre outros sucessos nacionais e internacionais. O Projeto Cordas & Som foi criado primeiramente com o objetivo de ensinar com base teórica e prática, os ensinamentos do violão. O projeto evoluiu e ganhou espaço no município e participações em palestras e eventos resgatando a cultura musical que do município. O projeto conta com grande apoio das famílias dos alunos.

Palco Festival

A agenda de shows desta edição traz para o palco principal do evento, bandas como a Banda Lokkal que irá apresentar sucessos da mpb e pop nacional/internacional no primeiro dia do evento na quarta-feira(18). A banda À Rita traz um repertório de clássicos da MPB na quinta-feira(19). Oldies Roads Acustic Band estará apresentando clássicos dos Beatles e Rock and Blues na sexta-feira (20). Já no sábado (21) o Festival oferece ao público uma dose dupla musical, recebendo no palco principal, o show com Chico Lobo e o Tenor João Di Souza, com moda de viola e raízes mineiras. Logo após a banda Los Trajanos exibirá sucessos eletrizantes do s clássicos do Rock’n’roll. No domingo (22) a oitava edição do Festival será encerrada com a apresentação do Coral Meninas Cantoras de Lavras, interpretando clássicos da MPB, gospel e moda de viola.

Serviço:

Evento: 8º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas

Data: 16 a 22 de Julho de 2018

Local: Praça Manoel Moreira – centro de Carrancas/MG

Horários: dias 18 e 19 (4ª e 5ª) das 18h às 23h; dia 20 (6ª) das 18h à 1h; dia 21 (sábado) das 15h às 02h; dia 22 (domingo) das 15h às 23h.

Ingressos: livre

Site oficial: gastronomiaemcarrancas.com.br